domingo, 28 de outubro de 2012

10 Dicas Para Uma Vida Melhor e Mais Feliz.


10 dicas, simples e práticas, do psiquiatra e escritor Roberto Shinyashiki, para aproveitarmos melhor a nossa vida. Excelente!

1- Curta mais a sua companhia. Aprenda a viver feliz mesmo sozinho. Convide um amigo para ir ao cinema, mas, se não encontrar alguém disponível, vá com a pessoa mais fascinante do mundo: VOCÊ MESMO.

2- Tenha alto astral. As pessoas competentes são aquelas que conseguem manter uma postura positiva mesmo nos momentos mais difíceis.

3- Viva com paixão. Procure estar perto de pessoas com alegria de viver e manter-se afastado de indivíduos baixo astral, aqueles que secam até arruda e pimenteira.

4- Malhe com prazer e cuide bem do seu corpo. Alimentação, sono e exercícios são fundamentais para uma vida saudável. Gostar de si mesmo significa gostar dos outros e deixar as portas abertas para que gostem da gente também.

5- Invista em você todos os dias. Nós somos arquitetos da nossa personalidade. Quando a pessoa nasce, Deus lhe dá um potencial infinito que poucas aproveitam.

6- Celebre as vitórias. Compartilhe seu sucesso com pessoas queridas. Mesmo as pequenas conquistas devem ser celebradas com alegria. Grite, chore, encha-se de energia para os próximos desafios.

7- Tenha uma vida espiritual. Conversar com Deus é o máximo, especialmente, para agradecer as dádivas recebidas. Mantenha o hábito de rezar antes de dormir, é bom para o sono e melhor ainda para a alma. A oração e a meditação são forças de inspiração.

8- Crie tempo para as pessoas importantes da vida. Filhos, esposas, maridos, pais e irmãos são as pessoas que vão estar com você nos melhores e piores momentos da sua vida.

9- Tenha amigos vencedores. Campeões falam de e com campeões. Perdedores só tocam na tecla perdedores. O “diz-me com quem andas”, continua válido, mais do que nunca.

10- Diga adeus para quem não lhe merece. Alimentar relacionamentos que só trazem sofrimento é uma forma cruel de masoquismo. Não deixe que relacionamentos inconsistentes atrapalhem sua vida. Deixe o espaço livre para um novo amor.





segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SUCOS SAUDÁVEIS - NÃO DEIXE DE LER


SUCO ANTI-CELULITE 


Indicação: o pepino hidrata, pois é rico em água. Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba,

que auxilia a circulação sangüínea, colabora para varrer as toxinas das células. O resultado é uma pele mais uniforme.


Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom funcionamento do intestino. 
Ingredientes: 1/2 pepino, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras 
Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga. Enfeite com um palito de cenoura.




SUCO EMAGRECEDOR 
Indicação: a maçã e a cenoura ajudam na digestão. A beterraba auxilia a circulação do sangue.

E as algas contribuem para inibir a fome, estimulando a saciedade. 

Ingredientes: 1 punhado peq. de algas secas, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras 
Modo de preparo: Centrifugue todos os alimentos, menos a alga, que deve ser batida com o suco no liquidificador.


Enfeite o copo com um pedaço de maçã.





SUCO ANTI-ACNE 
Indicação: é anti inflamatório e desintoxicante, colaborando para limpar a pele. A lima é rica em anti oxidante (vitamina C)
e a couve facilita o funcionamento do intestino. 
Ingredientes: 1 folha grande de couve, 3 maçãs verdes, 1 rodela de lima. 
Modo de preparo: Na centrífuga, passe as maçãs e a couve. Enfeite o copo com a rodela de lima.





SUCO ANTI-DEPRESSÃO 
Indicação: a beterraba e o espinafre auxiliam a circulação do sangue, o que estimula as funções cerebrais e acalma os nervos.
O espinafre ainda estimula os movimentos peri stálticos do intestino, regularizando-os. A maçã e a cenoura facilitam a digestão. 
Ingredientes: 3 beterrabas, 1 punhado de espinafre, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsa 
Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga, menos a salsa. Acrescente-a ao suco já pronto, misturando com uma colher. Enfeite com um ramo de salsa



SUCO ANTI-ENVELHECIMENTO 
Indicação: a couve-de-bruxelas, a cebolinha e o brócolis são riquíssimos em anti oxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. E também colaboram para recuperar as células, dando mais viço à pele. A cenoura e a beterraba, ricas em fibras, auxiliam o trato intestinal. 
Ingredientes: 4 cenouras, 1/2 beterraba, 3 folhas de beterraba, 1 florete de brócolis, 3 couves-de-bruxelas, 2 cebolinhas
Modo de preparo: Passe todos os alimentos na centrífuga. Enfeite com um palito de beterraba.




SUCO ANTI-ENXAQUECA 
Indicação: o alho auxilia a digestão e colabora para eliminar toxinas. Rico em sódio, o aipo hidrata, ajuda a acalmar e diminui a dor porque colabora com a circulação sanguínea. Já a salsa auxilia a digestão.  
Ingredientes: 4 cenouras, 1 dente de alho, 2 talos de aipo, 1 punhado de salsa 
Modo de preparo: Centrifugue todos os ingredientes. Só a salsa deve ser acrescentada por último, sendo misturada com a colher. Enfeite com um ramo de salsa.




SUCO ANTI ESTRESSE 
Indicação: a pêra é rica em fibras e ajuda a hidratar. Enquanto o lêvedo de cerveja e a banana estimulam o bem-estar.
O morango é calmante. 
Ingredientes: 2 copos de água, 10 morangos, 1/2 pêra rígida, 1 banana madura, 1 colher (sopa) de lêvedo de cerveja 
Modo de preparo: No liquidificador, bata as frutas com água. Por último, acrescente o lêvedo de cerveja, misturando com a colher. Enfeite com um morango.




SUCO ANTI FADIGA 
Indicação: O salsão e a erva-doce estimulam o poder de transporte de oxigênio na corrente sanguínea, proporcionando uma onda instantânea e prolongada de energia. A cenoura, rica em fibra, auxilia a digestão e o funcionamento do intestino. 
Ingredientes: 4 cenouras, 1 ramo de salsão, 2 ramos de erva-doce 
Modo de preparo: Centrifugue a cenoura e, no liquidificador, bata o suco com o salsão e a erva-doce. Enfeite com um ramo de erva-doce.




SUCO DIGESTIVO 
Indicação: a maçã, a uva e o kiwi, ricos em fibras, favorecem a digestão e estimulam o funcionamento do intestino.  
Ingredientes: 1 kiwi firme, 1 maçã verde, 1 cacho pequeno de uvas, 1 rodela de kiwi 
Modo de preparo: Passe todas as frutas na centrífuga e enfeite o copo com a rodela de kiwi.




SUCO ANTI-INSÔNIA 
Indicação: a maçã e a salsa são sedativos naturais, calmantes e eficazes no controle da insônia.  
Ingredientes: 3 folhas de couve, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsa 
Modo de preparo: Centrifugue a couve, as cenouras e a maçã. No suco já preparado, acrescente a salsa, mexendo com a colher.




SUCO PARA A CÓLICA MENSTRUAL 
Indicação: o louro ajuda a diminuir os sintomas da menstruação. O abacaxi e o gengibre são diuréticos, ajudam a diminuir a retenção de líquidos e estimulam o funcionamento do intestino, diminuindo as cólicas. E a maçã, rica em fibra, também colabora para o trato intestinal. 
Ingredientes: 3 fatias de abacaxi, 1/2 maçã, 1 fatia fina de gengibre, 1 folha de louro 
Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bata o suco no liquidificador junto com o louro. Enfeite com um pedacinho de casca de abacaxi.




SUCO DIURÉTICO 
Indicação: a laranja funciona como diurético. A uva e a melancia são ricas em fibra, o que ajuda a eliminar as toxinas através das fezes e da urina.  
Ingredientes: 1 laranja sem casca, 1 cacho médio de uvas verdes, 2 fatias de melancia, 1 raminho de hortelã 
Modo de preparo: Na centrífuga, passe a laranja, as uvas e a melancia. Enfeite o copo com a hortelã.




SUCO PARA A BELEZA DA PELE 
Indicação: o brócolis é um antioxidante, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. A cenoura e a beterraba, ambos ricos em fibra, facilitam o funcionamento intestinal, o que, indiretamente, deixa a pele mais bonita.  
Ingredientes: 4 cenouras, 1 florete de brócolis, 1/2 beterraba 
Modo de preparo: Na centrífuga, passe todos os alimentos. Enfeite com um florete de brócolis.



Fonte:

livros Sucos Para A Vida, de Cherie Calbom e Maureen Keane, editora Ática; e As Vitaminas do Futuro, de Wilson Camargo, editora Mauad.







sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sete dores que não devem ser menosprezadas.


Sete dores que não devem ser menosprezadas.
Elas avisam: algo está errado. Mas preferimos pensar que vão passar depressa a procurar um médico. É aí que muitas vezes damos de cara com o perigo. Saiba como escapar de um engano.

Levante a mão quem nunca se automedicou por causa de uma dor. É corriqueiro achar que ela é um mal passageiro, entupir-se de analgésico e esperar até ela se tornar insuportável para ir ao médico. Estudos indicam que 64% dos brasileiros tentam se livrar da sensação dolorosa sem procurar ajuda. Foi assim com a auxiliar de dentista Antônia Sueli Ferreira, 45 anos, de São Paulo. "Tomei muito remédio durante três meses por causa de cólicas fortíssimas e do que parecia ser uma lombalgia. Só depois fui ao médico. E então descobri que tinha um câncer colorretal. Tive de ser submetida às pressas a uma cirurgia. Por sorte, estou bem", conta. Segundo o cirurgião Heinz Konrad, do Centro para Tratamento da Dor Crônica, em São Paulo, "a dor é um mecanismo de proteção que avisa quando algo nocivo está acontecendo". A origem do malestar? Eis a questão — e, para ela, precisamos ter sempre uma resposta. "Na dúvida, toda dor precisa ser checada, ainda mais aquela que você nunca sentiu igual", aconselha o cardiologista Paulo Bezerra, do Hospital Santa Cruz, em Curitiba. Aqui, selecionamos sete dores que você nunca deve ignorar. 

Dor de cabeça 
Dos 10 aos 50 anos, ela geralmente é causada por alterações na visão ou nos hormônios — esta, mais comum entre as mulheres. E esses são justamente os casos em que a automedicação aumenta o tormento. "Isso porque, quando mal usado, o analgésico transforma uma dorzinha esporádica em diária", avisa o neurocirurgião José Oswaldo de Oliveira Júnior, chefe da Central da Dor do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo. Acima dos 50 anos, as dores de cabeça merecem ainda mais atenção: é que podem estar relacionadas à hipertensão. 

Dor de garganta 
Costuma ser causada pela amigdalite de origem bacteriana ou viral. "Se não for tratada, a amigdalite bacteriana pode exigir até cirurgia", alerta o otorrinolaringologista Marcelo Alfredo, doHospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, na Grande São Paulo. A do tipo viral baixa a imunidade e, em 10% dos casos, vira bacteriana. Portanto, pare de banalizar essa dor. Se ela parece nunca ir embora, abra os olhos: certos tumores no pescoço também incomodam e podem ser confundidos, pelos leigos, como simples infecções. 

Dor no peito 
"Quando o coração padece, a dor é capaz de se espalhar na direção do estômago, do maxilar inferior, das costas e dos braços", descreve o cardiologista Paulo Bezerra. Em geral, isso acontece quando o músculo cardíaco recebe menos sangue devido a um entupimento
 das artérias. "A sensação no peito é como a de um dedo apertado por um elástico. E piora com o estresse e o esforço físico", explica Bezerra. Não dá para marcar bobeira em casos assim: o rápido diagnóstico pode salvar a vida.

Dor nas pernas 
Muita gente não hesita em culpar as varizes — às vezes injustamente. "A causa pode ser outra", avisa a fisiatra Lin Tchia Yeng, do Hospital das Clínicas
, em São Paulo. Uma artrose, por exemplo, provoca fortes dores nos pés e nos joelhos. Se não for tratada, piora até um ponto quase sem retorno. "Em outros indivíduos a dor vem das pisadas", explica Lin. "É quando há um erro na posição dos pés ou se usam calçados inadequados." Sem contar doenças como hipotireoidismo e diabete, que afetam a circulação nos membros. "Há medicamentos específicos para resolver a dor nesses casos", diz a reumatologista Solange Mandeli da Cunha, do Centro de Funcionalidade da Dor, em São Paulo. 

Dor abdominal 
Uma dica: o importante é saber onde começa. Uma inflamação da vesícula biliar começa no lado direito da barriga, mas tende a se irradiar para as costas e os ombros. Contar esse trajeto ao médico faz diferença. "Se a pessoa não for socorrida, podem surgir perfurações nessa bolsa que guarda a bile fabricada no fígado", diz o cirurgião Heinz Konrad. Nas mulheres, cólicas constantes — insuportáveis no período menstrual — levantam a suspeita de uma endometriose
, quando o revestimento interno do útero cresce e invade outros órgãos. "Uma em cada dez mulheres que vivem sentindo dor no abdômen tem essa doença", calcula a anestesiologista Fabíola Peixoto Minson, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. 

Dor nas costas 
A má postura e o esforço físico podem machucar a coluna lombar. "É uma dor diária, causada pelo desgaste físico e pelo sedentarismo", diz o geriatra Alexandre Leopold Busse, do Hospital Sírio-Libanês
, em São Paulo. Conviver com o tormento? Essa é a pior saída. A dor nas costas, além de minar a qualidade de vida, pode escamotear o câncer no pâncreas também. "No caso desse tumor, surge uma dor lenta e progressiva", ensina a fisiatra Lin Tchia Yeng. Por precaução, aprenda que a dor nas costas que não some em dois dias sempre é motivo de visitar o médico. 

Dor no corpo 
Se ele vive moído, atenção às suas emoções. A depressão, por exemplo, não raro desencadeia um mal-estar que vai da cabeça aos pés. "O que dá as caras no físico é o resultado da dor psicológica", diz Alaide Degani de Cantone, coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde, em São Paulo. "Quem tem dores constantes aparentemente sem causa e que vive triste, pessimista, sem ver prazer nas coisas nem conseguir se concentrar direito pode apostar em problemas de ordem emocional", opina o psiquiatra Miguel Roberto Jorge, da Universidade Federal de São Paulo. E, claro, essas dores que no fundo são da alma também precisam de alívio.

Ajude o médico a descobrir a verdadeira causa de seus “ais”. Leve as seguintes informações para a consulta:

Quando 
Puxe pela memória o dia, semana ou mês em que sua dor deu as caras e identifique a frequência com que ela aparece — se é diária, quantas vezes por dia se manifesta e quanto tempo costuma durar.
Onde 
Aponte os lugares do corpo em que a dor ocorre. Se for difícil especificar um ponto, mostre a região afetada. Explique também se ela começa em um lugar e, dali, se irradia para outros. 
Como 
Descreva a sensação — queima? Dá pontadas ou agulhadas? Formigamento? No lugar onde dói, você sente um aperto ou pressão? Acredite: para os ouvidos dos especialistas, esse tipo de informação vale ouro. 
Avaliação 
Dê uma nota de 1 a 10 à sua dor, comparando-a a outras que você já sentiu. Avalie o grau e não deixe de contar ao especialista se teve febre, perda de apetite ou falta de sono depois que a dor apareceu. 
Soluções 
O que fez para diminuir a dor? Relate se uma bolsa de água quente ajudou. E preste atenção no seu corpo para dizer o que parece piorar a sensação dolorosa — comida gordurosa, esforço físico... o quê?




quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Entrevista com Médico Psiquiatra AUGUSTO CURY

Entrevista com Médico Psiquiatra AUGUSTO CURY, que segundo a Folha de São Paulo, foi o autor mais lido da última década. 
Em sua Entrevista ele diz sobre o Hábito de Reclamar de Tudo.


AUGUSTO CURY

HUMOR

CURTA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK:


PAIS E FILHOS: CALADOS VIVEM, CALADOS SE DISTANCIAM por Augusto Cury.


PAIS E FILHOS: CALADOS VIVEM, CALADOS SE DISTANCIAM


O amor jamais pode ser ocultado, escondido, camuflado. Há pais que nunca disseram aos seus filhos: “Eu te Amo”, “Você é muito importante para mim”, “Não desista, vá em frente, você pode conseguir”.
Há Pais que jamais manifestaram o amor por meio de elogios, abraços, afeto, encorajamento. Jamais comentaram sobre seus fracassos para que seus filhos entendam que ninguém é digno do sucesso se não usar suas derrotas para conquistá-lo. Jamais falaram de suas dores para que seus filhos, quando passarem por elas, aprendam a enfrentá-las com dignidade.
Calados vivem, caldos se distanciam, embora vivam no mesmo espaço físico. Por outro lado, há filhos que nunca disseram a seus pais: “Obrigado por tudo que fizeram por mim”, “Vocês sacrificaram alguns sonhos para que nós sonhássemos”, “Tiveram noites de insônia para que nós dormíssemos”, “Viveram dias tensos para que nós relaxássemos”, “Muito obrigado por vocês existirem!”. Desconhecem limites, os pais são seus serviçais, parece que existem para satisfazer todos os seus desejos.
Muitos filhos, por serem escassos de amor inteligente, tornaram-se especialistas em reclamar dos pais e apontar-lhes os defeitos. Esquecem que não poderão um dia exigir de seus próprios filhos o que não deram a seus pais.O agradecimento é um dos pilares mais sublimes do amor. Quem não treina seu “eu” para agradecer tem grande chance de ser um adulto insatisfeito e autoritário. Terá enormes dificuldades de trabalhar com conjunto, cooperar, participar.

Augusto Cury (Trecho do livro: “Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas”.)

A ARTE EXIGE DISCIPLINA Por Cidah Viana.


A   ARTE   EXIGE   DISCIPLINA
Por Cidah Viana.


Trabalhando com projeto social, a coordenação  conscientiza o aluno participante de que quem se restabelece é a própria pessoa. O projeto não é capaz de por si só mudar a pessoa. Entretanto, ele é o caminho para que haja uma tentativa de integração social. Todavia, é preciso estar com os dois pés no chão, pois não há como educar sem planos. O contato dos adolescentes com a arte exige a construção de valores como a disciplina, só então podem se oferecer outros conhecimentos.

“Os valores estéticos (da beleza) nos chamam para a natureza, para as cores, para os sons, para as palavras, ritmos, espaços, transparências, silêncios...” (ROMAÑA, 2004 p. 65).

Dar autoria ao aluno/ator em relação a sua representação pressupõe lhe dar acesso a algumas possibilidades de figurinos e acessórios cênicos para que possa escolher o que mais se aproxima da sua visão do personagem. Igualmente, deve se orientar e oferecer a chance de se apresentar como ator, a oportunidade de corresponder ao texto escolhendo a melhor postura corporal, encontrar o tamanho dos gestos e a marcação da cena no espaço. Só após verificar qualidade dos elementos plásticos e dramáticos produzidos pelo grupo, é que o diretor/educador pode intervir verificando individualmente, auxiliando cada elemento.

Para Moreno apud Diniz (1995, p. 27), a espontaneidade, “é provavelmente mais antiga que a sexualidade, a memória e a inteligência. Embora seja a mais antiga em termos universais e na evolução, é a força menos desenvolvida nas pessoas e, frequentemente, inibida e desencorajada pelas instituições culturais”.

A compreensão para com os componentes do grupo deve estar comprometida com o respeito por suas experiências de vida, pois o princípio fundamental dos projetos é de promover a integração social de jovens, conscientizando-os da sociedade para com a nova realidade que se criou nesse segmento. O teatro, as encenações são pretextos para o crescimento pessoal.

Segundo Nietzsche (2005, p. 28) “Assim como o filosofo se porta, perante a realidade da existência, assim se porta o homem artisticamente impressionável, perante a realidade do sonho; ele gosta de contemplar e o faz atentamente; pois é por essas imagens que ele interpreta a vida, e através destes acontecimentos, se exercita para viver”.

Todavia, o projeto não abre mão de trabalhar os valores estéticos. Criam-se possibilidades de uma verdadeira experiência de ensino e aprendizagem em que os alunos participantes acabam adaptando esses novos conhecimentos a vários aspectos de suas vidas.
A construção da consciência visual mostra-se surpreendente e produtiva, pois o ator de teatro precisa conhecer como se expressa a cada momento.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Saiba como prevenir problema de varizes com a corrida.


Saiba como prevenir problema de varizes com a corrida.

Dor, cansaço e sensação de peso nas pernas. Não, não estamos falando dos sintomas de um corredor após um treino intenso, mas sim de um problema muito inconveniente chamado varizes. Trata-se de uma doença caracterizada por veias dilatadas, alongadas e tortuosas, com maior incidência em mulheres acima dos 30 anos, devido ao fator hormonal e à gestação, porém que atinge os homens também. Pode manifestar-se em diferentes partes do corpo, mas é mais comum nas pernas, causando incômodo por conta das dores ou mesmo pela aparência.

Alguns fatores contribuem para o surgimento das varizes, como a hereditariedade, o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo ou a permanência da pessoa em pé por longos períodos. A causa é o mau funcionamento das válvulas que são responsáveis por bombear o sangue pelas veias de volta ao coração. Quando não flui adequadamente, o sangue acaba se acumulando em algumas regiões, ocasionando o inchaço característico das varizes.

"O principal efeito da corrida na prevenção às varizes é o fortalecimento do músculo da panturrilha, pois ele é responsável por bombear o sangue de volta, vencendo a gravidade", explica o angiologista Fernando Soares Moreira, que é especializado em medicina esportiva. Além de ativar a função da panturrilha e evitar que o sangue fique parado, o exercício também combate o sedentarismo e a obesidade, fatores que contribuem para o problema.

Para obter o benefício, o médico salienta que é necessário correr três vezes por semana, de 40 minutos a uma hora, em uma intensidade moderada (de 70% a 90% da frequência cardíaca máxima). Para quem prefere iniciar pela caminhada, o ideal é praticá-la cinco vezes por semana, 30 minutos por dia. "Esses benefícios podem ser obtidos tanto por homens quanto mulheres em qualquer faixa etária", comenta.

Moreira adverte que a corrida é benéfica para prevenir varizes, porém não é indicada para pessoas que já sofrem do problema, pois pode aumentar a sensação de dores nas pernas. "O melhor nesse caso é a pessoa procurar um profissional para tratar o problema. Após resolvido, ela pode praticar a corrida como preventivo", aconselha.

FONTE: terra.com.br