terça-feira, 18 de setembro de 2012

O TEATRO NA EDUCAÇÃO E ALÍVIO DA DOR Por Cidah Viana.


O TEATRO NA EDUCAÇÃO E ALÍVIO DA DOR
Por Cidah Viana.

O teatro é um caminho possível para despertar a consciência. Ele permite a ampliação da realidade, sua vivência reforça o controle sobre o comportamento. O teatro de alguma forma exige o desprendimento das coisas conhecidas em direção a algo que está no nível superior da vaidade humana. O próprio ator perde a importância e com esforço consegue chegar ao auge da evolução espiritual. 
“O caminho do teatro requer mortes diárias provenientes do abandono das coisas conhecidas em direção ao novo, algo que também não é simples e requer esforço e luta contra o medo do desconhecido.” (BILBAO, 2004, p. 73-74).
Com força de vontade, superação e enfrentamento das dificuldades, Cidah Viana é a educadora, a atriz, a diretora, a coreógrafa que trabalha com uma equipe. Está sempre acompanhada em sua arte teatral, em seu trabalho educativo, ou nos eventos beneficentes.
São pessoas fieis ao voluntariado que a ajudam a realizar sonhos. Ressalta-se que há toda uma estrutura em torno desses projetos. São duas frentes de atuação: o projeto “Doutores Palhaços de Divinópolis” e o "Grupo Teatral Pé-no-Chão”.
Os Doutores Palhaços foi um projeto que aliou as atitudes desenvolvidas por Patch Adams, médico americano que acredita na cura do doente através da alegria, ao pensamento de Levy Moreno (filósofo, psicólogo, médico e psiquiatra), criador da sociometria – entendida também como o estudo dos vínculos existentes entre indivíduos, enquanto formadores sociais. E a mais importante colaboração de Moreno para impulsionar Cidah Viana, que foi a criação do Teatro Espontaneidade. A ideia de fazer apresentações espontâneas sem decorar falas, feita de improviso, foi a linha de trabalho de teatro que deu cientificidade ao entusiasmo que Cidah Viana já demonstrava pelo trabalho filantrópico desenvolvido por Patch Adams.


0 comentários:

Postar um comentário

SE VOCÊ LEU A POSTAGEM, POR QUE SAIR SEM ANTES EXPRESSAR SUA OPINIÃO OU UMA SUGESTÃO? FICAREI HONRADO EM RECEBÊ-LA.
OBRIGADO A TODOS.